nossos apoiados
Mais de 20 organizações apoiadas, direta ou indiretamente, junto de parceiros do ecossistema de impacto social.
-
Coopercuc
Fundada por mulheres, atua em projetos de agricultura sustentável e beneficiamento de frutas nativas da caatinga (umbu e maracujá do mato) e também outras frutas cultivadas na região. Tem sua origem na convivência histórica entre as comunidades de Canudos, Uauá e Curaçá. O apoio foi feito através da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi.
-
Coopavam
Cooperativa de extrativismo, beneficiamento e comercialização da castanha do Brasil. Reserva Legal Comunitária conservada, com Licença Ambiental de 7,2 mil hectares de floresta e mais 1,5 milhões de hectares de terras indígenas. O apoio foi feito através da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi.
-
Comaru
A Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru é composta por castanheiros da Comunidade São Francisco do Iratapuru, em Laranjal do Jari no Amapá. O apoio foi feito através da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi.
-
umgrauemeio
A organização visa usar a tecnologia a serviço da redução de incêndios florestais e emissões de CO2. A inteligência de combate ao incêndio florestal se dá através do software Pantera. O apoio foi feito através da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi.
-
100% Amazônia
É uma organização comercial exportadora de produtos florestais renováveis não madeireiros provenientes de mata nativa. Faz a ponte entre comunidades locais e clientes internacionais, gerenciando o comércio de matérias-primas e exportando esses produtos naturais da floresta enquanto promove uma cadeia produtiva e sustentável na região.
-
CRA - MST
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) concluiu em 2022 uma captação de 17,5 milhões de reais através da emissão de certificados de recebíveis agrícolas como forma de beneficiar 7 cooperativas do sul e do centro-oeste do Brasil.
-
Cofruta
Cooperativa Cooperativa dos Fruticultures de Abaetetuba - Pará que comercializa um mix de 40 produtos não madeireiros da região amazônica, como açaí, cupuaçu, murumuru e andiroba. São 8 segmentos: in natura, polpas, geleias, sucos, xaropes, doces, sementes e óleos.
-
Sementes do Marajó
Cooperativa extrativista de açaí, sediada no município de Curralinho, Pará. Foi fundada em 2015, a partir do envolvimento histórico da comunidade em associações e capacitações sobre cooperativismo. Possui 103 cooperados, sendo 30% mulheres.
-
Stattus4
Startup de tecnologia para evitar perdas na distribuição de água fundada em Campinas, São Paulo, há 7 anos, por uma mulher engajada na construção de cidades Inteligentes. O apoio foi feito através da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi.
-
Fundo Agbara de Mulheres Negras
Primeiro fundo filantrópico de apoio a mulheres negras para justiça social no Brasil. Uma organização antirracista e sem fins lucrativos gerida por nove mulheres negras que tem como missão a potencialização de iniciativas de empreendedoras negras periféricas. Nascida em Campinas, São Paulo. O apoio foi feito diretamente à organização.
-
Fundo Periferia Empreendedora
Fundo emergencial de microcrédito para empreendedores periféricos de São Paulo durante a pandemia do Covid-19. Iniciativa de Firgun, Impact Hub e EmpreendeAí. O apoio foi feito ao fundo com intermediação dessas organizações parceiras.
-
RAIS
A Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental (RAIS) é uma organização fundada em 2017 com a finalidade de apoiar, assessorar e incentivar ações socioculturais e ambientais, especialmente com povos indígenas, tendo em vista a promoção, a solidariedade, o respeito e a defesa dos direitos humanos. Atua junto aos povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, na defesa de seus direitos sociais, ambientais e territoriais, e de seu patrimônio cultural. O apoio foi feito diretamente à organização.
-
Casa Poéticas Negras
O Projeto Casa Poéticas Negras é um espaço de resgate, preservação e promoção da memória afro brasileira e da diáspora através de manifestações literárias, artísticas e culturais pensadas e produzidas por ativistas, produtores, escritores, artistas, intelectuais e educadores pretos. Tem sede na cidade de Paraty, RJ. O apoio foi feito diretamente à organização.
-
Fundo Fica
O FICA é uma associação sem fins lucrativos que adquire imóveis em São Paulo e os aluga por um preço justo. Visa proteger terras da especulação, garantir acesso mais igualitário e o uso socialmente justo da propriedade, evitando a gentrificação.
-
Compartilha
O projeto do Fundo Fica visa a aquisição e requalificação de cortiços em São Paulo, ou a compra de imóveis que corram o risco de serem encortiçados, estabelecendo-os como uma casa compartilhada que seja sinônimo de uma moradia mais digna e acessível.
-
FUA - Fundo Agroecológico
O Fundo Agroecológico adquire propriedades rurais e garante o seu uso destinando a terra para quem sabe produzir. Garante condições de trabalho justas para pequenos agricultores pensando no ciclo completo da cadeia: do solo ao consumo.